Trivium, um estudo necessário

Estudar o Trivium consiste no estudo das três artes liberais, a saber: gramática, lógica e retórica.

O estudo da gramática consiste em mais do que simplesmente estudar regras de linguagem. Ele se volta ao esforço contínuo de expressar em palavras aquilo que está na nossa mente, na nossa imaginação, na nossa alma. É um estudo delicado, sem dúvida, pois dizer com propriedade vocabular aquilo que realmente se quer dizer é uma habilidade que deve ser aprendida e treinada constantemente.

O estudo da lógica, por sua vez, consiste na tentativa de reproduzir nas nossas ideias a unidade e coerência, que é inerente à estrutura da realidade. A lógica funciona como uma espécie de filtro de possibilidade, que indica se o que eu pensei tem realmente algum sentido, ou melhor, tem uma estrutura passível de existência similar àquilo que existe de modo objetivo no mundo.

O estudo da retórica, por fim, implica o esforço de comunicar com eficácia ao outro, as verdades descobertas. De pouca valia é a obtenção do conhecimento, sem que ele possa ser comunicado aos demais. Por isso, a retórica estuda os instrumentos e meios que viabilizam esse processo, da forma mais sublime possível.

Portanto, e compreendemos o objeto dessas áreas de conhecimento, a resposta à pergunta inicial se mostra evidente. Afinal, como estudar qualquer coisa que seja sem essas habilidades minimamente desenvolvidas? Como ser um cientista, um jornalista, um jurista, um médico, um teólogo, um filósofo etc. sem essa capacidade ao menos medianamente desenvolvida no sentido de ter clareza em nossas expressões, unidade em nossos pensamentos e eficácia quando comunicamos algo? 

Isso pode até acontecer, como é comum em nosso meio, mas, sem tais habilidades, em tudo que atuarmos estaremos sempre muito longe de um nível minimamente ideal de civilização.


Descubra mais sobre Dias Junior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário